quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DA CARABINA M1 . 30 CABINE




PESO (Vazia): 2.4 kg

COMPRIMENTO TOTAL: 35.6 in (900 mm)
COMPRIMENTO DO CANO: 18 in (460 mm)
CALIBRE: .30 Carbine
SISTEMA DE FUNCIONAMENTO: Recuperação de gases, com Ferrolho RotativoCADÊNCIA DE TIRO: Em Semi-automático: (M1/A1)850–900 rounds/min (M2/M3)
VELOCIDADE DE BOCA: 1,970 ft/s (600 m/s)
CAPACIDADE: 15 ou 30 Tiros em Carregador destacável.

A CARABINA M1 ou M1 Carbine (Designada oficialmente pelo exército Americano como United States Carbine, Caliber .30, M1) é uma carabina semi-automática que se tornou a arma padrão do soldado americano durante a Segunda Guerra mundial e a Guerra da Coréia, e foi produzida em dezenas de variações. Ela foi utilizada pelo Exército Americano por seus aliados e por forças paramilitares, (tais como a resistência francesa) durante toda a 2a. Guerra, e acabou por se tornar muito popular entre os civis, já que o exedente de guerra foi vendido no mercado americano no pós guerra.

As versões de fogo seletivo capazes de atirar em modo totalmente automático foram designadas M2 Carbine. A versão M3 Carbine era uma versão M2 dotada de um sistema de luneta com dispositivo infravermelho, os primórdios da visão noturna. Todas as Versões podiam ter a coronha de “esqueleto” de tubo metálico ou a tradicional versão em madeira.
AS VERSÕES DE CORONHA FIXA E DOBRÁVEL.

Para muitos especialistas, Muitos dos militares que estavam servindo em um exército em rápida modernização desempenhavam funções onde a utilização de um fuzil longo e pesado como o garand se tornava inviável e desnecessário. Estes homens necessitavam de uma arma mais portátil e manobrável, pois funções como motoristas de caminhão, rádio operadores, pessoal de suprimentos atuavam mais tempo na retaguarda, onde a possibilidade de combate era pequena, ou inexistente, portanto, uma arma grande e pesada mais atrapalhava do que se prestava a sua utilização, além do mais, na linha de frente, para algumas tropas, tais como paraquedistas, oficiais de comando, observadores avançados, medicos, engenheiros e pelotões de morteiros. Uma arma mais leve e compacta seria mais util.

Durante o pré Guerra e o início da 2a. Guerra, correu a notícia para estas tropas – Que à época estavam equipadas com Springfields M1903 - Que segundo estudos, os fuzis Sprinfield eram inadequados pelos motivos acima. Por outro lado, pistolas e revolvers eram pouco efetivas e de limitado poder de fogo. As submetralhadoras, tais como a Thompson M1A1 calibre .45 eram eficazes em combates a curta distância, mas limitadas em alcance efetivo de tiro e penetração, e não tão simples de se carregar e manter.Assim sendo, o Ordnance Department (o nosso similar seria o Arsenal de Guerra) determinou que se desenvolvesse uma nova arma para soldados não combatentes, que fosse compacta, tivesse alcanc e efetivo de 300 jardas e não pesasse mais de 2 kilos, entre outras especificações. Este pedido foi feito em 1938, mas as especificações finais não foram definidas até o fim de 1940. Isto fez com que, em 1941 quase todas as empresas de armas americanas submetessem protótipos para testes. Os protótipos eram desenvolvidos para um novo calibre, o .30 M1. O .30 Carbine era menor e mais leve que o calibre .30 (Da família dos 7.62 mm) Muito diferente em design e performance, este calibre tinha uma energia de boca e velocidade na boca do cano intermediária entre as armas pequenas e o .30.
A Winchester a princípio não apresentou nenhum protótipo. Ela estava ocupada desenvolvendo o .30-06 Winchester M2 Military Rifle. Uma arma que tinha originalmente design de Jonathan "Ed" Browning, Irmão do famoso projetista John Browning. Poucos meses após Ed Browning falecer, em maio de 1939, a Winchester contartou o ex detento David M. "Carabina" Williams, Um confesso assassino e ladrão que havia começado a desenvolver um sistema de pistão de curto recuo operado a gás, enquanto cumpria sentença. Ele chegou a desenvolver um protótipo nas oficinas de tornearia da prisão! Assim que foi libertado, procurou a Winchester e conseguiu o emprego. (Esta inacreditável história foi filmada em 1952, com o título Carbine Williams estrelado por James Stewart.) A Winchester pensou que Williams poderia finalizar varios projetos deixados por Ed Browning. Williams insistiu que se incorporasse seu sistema de pistão ao projeto do rifle militar. Após testes do Corpo de Fuzileiros Navais em 1940, Alguns pontos como o sistema de trancamento traseiro foram considerados não confiáveis em ambientes com muita areia. Assim sendo, o sistema foi redesenhado, adotando-se o Ferrolho rotativo do Garand e sua alavanca de acionamento e em maio de 1941, O protótipo do rifle M2 foi retrabalhado e passou de 4.3 kg para 3.4 kg.
A Winchester entrou em contato com com o Ordnance Department para submeter seu protótipo à avaliação, e eles acharam que o design poderia ser reduzido para o tamanho de uma carabina, ao invés de rifle. O Major René Studler solicitou que fosse enviado um protótipo de carabina o mais rápido possível. Em resposta, a Winchester produziu-o em 13 dias, Feito por William C. Roemer e Fred Humeston sob supervisão de Edwin Pugsley.

VISTA EXPLODIDA

Após os testes iniciais do exército, em agosto de 1941, foi solicitado à Winchester uma versão mais bem-acabada. Esta foi apresentada em setembro de 1941, e após rápidos exames, a Winchester foi informada que seu protótipo foi o escolhido, Ela foi adotada oficialmente em 22 de outubro de 1941. Assim nasceu uma das mais famosas armas militares da história.

3 comentários:

Unknown disse...

Uma pequena correção deve ser feito no inicio do texto, onde diz que a M1A1 era a arma padrão dos soldados americanos na 2 Guerra. No seu proprio texto, adiante voce especifica como sendo a arma de alguns soldados, motoristas, paraquedistas....e outros..Era também a arma designada aos oficiais comandantes de pelotões em combate no front.

Unknown disse...

Uma pequena correção deve ser feito no inicio do texto, onde diz que a M1A1 era a arma padrão dos soldados americanos na 2 Guerra. No seu proprio texto, adiante voce especifica como sendo a arma de alguns soldados, motoristas, paraquedistas....e outros..Era também a arma designada aos oficiais comandantes de pelotões em combate no front.

Unknown disse...

Não era a arma padrão do soldado americano e sim de algumas especialidades de soldados, motoristas, padioleiros, paraquedistas, pessoal de retaguarda e de oficiais comandantes de pelotões, conforme falas depois...