quinta-feira, 4 de outubro de 2007

SUBMETRALHADORA ERMA EMP-35



Calibre: 9x19mm Luger/Parabellum
Peso: 4.1 quilos vazia
Comprimento: 892 ou 950 milímetros
Comprimento do tambor: 250 ou 308 milímetros
Taxa de ciclo de fogo: 450-500 por o minuto
Capacidade do carregador: 20 ou 32 no compartimento
Tiro eficaz: 150-200 metros
Heinrich Vollmer, um projetista de armas da Alemanha, projetou sua primeira submetralhadora em 1925. Sua primeira arma se assemelha bem a Bergmann/Schmeisser MP-18/I, mas com determinadas diferenças tais como o foregrip (empunhadura dianteira) vertical e um carregador pequeno, drum-type montado abaixo do receiver (receptor) com capacidade de 25 tiros de munição 9mm luger. Melhorou gradualmente sua arma acima até 1928 ou 1929, quando fez as primeiras vendas comerciais da sua nova submetralhadora, que foi oferecido em uma variedade de calibres, incluindo 7,65x22 Luger, do 7,63x25 Mauser, do 9x19 Luger e do 9x25 Mauser export.
Em 1930, Vollmer introduziu um projeto melhorado, com o receiver do carregador de fixação lateral (side-feed) e usando carregador tipo caixa (o tradicional, retangular e bifilar) e patenteou a guia de mola do retorno encurtada, sistema usado mais tarde nas famosas submetralhadoras MP38 e MP-40. Vollmer não tinha ele mesmo recursos financeiros para produzir esta submetralhadora em escala comercial. Portanto, em 1931, vendeu os direitos de fabricação à companhia alemã Erfurter Maschinenfabrik, conhecida geralmente sob sua marca de comércio Erma.
A Erma produziu o projeto de Vollmer em uma variedade dos modelos sob um nome comum EMP (Erma Maschinen Pistole - Pistola Automática Erma). Estas armas diferiram no comprimento do tambor, no tipo de miras, nos arranjos de segurança e na disponibilidade dos acessórios, mas a disposição geral e as características eram a mesmas. As submetralhadoras EMP foram vendidas à França, a Espanha e a diversos países da América do sul, Incluindo o Brasil. Os alemães emitiram na maior parte das submetralhadoras Erma EMP para a policia alemã nazista e tropas da Waffen SS. O Sistema de operação é do tipo blowback, tendo sistema de disparo seletivo. Funciona com disparo com ferrolho aberto. Usa o sistema característico do ferrolho como guia tubular da mola encurtada para a mola do retorno. A segurança padrão consiste em um entalhe/gancho dado acima da guia na alavanca de manejo do ferrolho no receiver que trava o ferrolho na posição armada. Adicionalmente, em algumas armas, uma segurança manual foi instalada no lado esquerdo do corpo da arma, logo atrás do encaixe do receiver do carregador. O seletor de tiro foi posicionado no lado direito da coronha, acima do guarda mato. A alimentação era do lado esquerdo, usando carregadores tipo caixa bifilares. O receiver do carregador é ligeiramente inclinado para frente para melhorar a alimentação. A ejeção é à direita. A coronha com empunhadura semipistola é em madeira; as versões padrão tiveram a empunhadura dianteira vertical adicional sob a coronha, mas a Erma produziu também a versão de EMP sem este foregrip. As miras variaram também - as submetralhadoras também foram produzidas com um modelo de miras com duas posições tipo “flip-up” ou com miras tipo “tangent” atrás.
A submetralhadora EMP tem também uma característica de projeto mais incomum - um prendedor de desmontagem que fica situado na parte traseira do guarda-mato. Não houve nada errôneo com ele - até que uma vez um soldado bateu com seus dedos nele durante o combate, que resultou na autodesmontagem imediata da arma - um evento muito indesejado para todo o soldado de combate.

Nenhum comentário: